Curiosidades

pode até parecer estranho, mas exixtem muitas curiosidadessobre o sistema nervoso interferem e até nos auxiliam no nosso dia a dia.
Um exemplo disso vamos mostrar agora:

O PAPEL DO SNC NA FORMAÇÃO DE CRAQUES
No futebol moderno só entra em campo o profissional treinado, alimentado, moldado, conscientizado para superar os limites de velocidade, agilidade, fôlego e potência do chute. Foi-se o tempo que o esporte era conhecido apenas pela garra e talento dos atletas naturalmente bem dotados.
Hoje, jogadores com visão de jogo e que dominam a bola devem ter essas qualidades somadas à habilidade de correr atrás do adversário como “felino” e de evitar ser derrubado por um “safanão”. E por isso é necessário que se desenvolva fisicamente um jogador técnico, para que ele não seja anulado por um atleta não-técnico que tenha preparo físico.No processo de formação do jogador técnico, vários sistemas corporais estão envolvidos. Analisaremos, aqui, o envolvimento do sistema nervoso central (SNC) nesse processo de formação.
O nível mais alto, representado pelas áreas de associação do neocórtex e pelos gânglios basais do encéfalo (núcleo caudado, Putamen, núcleo Pálido), está envolvido com a estratégia: a finalidade e a estratégia do movimento que melhor atinge a meta.
      
 O nível Intermediário, representado pelo córtex motor e pelo cerebelo, está relacionado com a tática: as seqüências de contrações musculares, arranjadas no espaço e no tempo, necessárias para ativar, de forma suave e acurada, a meta estratégica.

O nível mais baixo, representado pelo tronco encefálico e pela medula espinhal, guarda relação com a execução: ativação do neurônio motor e de conjuntos de interneurônios (neurônios de associação) que geram o movimento direcionado à meta e faz qualquer ajuste postural que seja necessário.

       



Pioneiro brasileiro

O pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis, atualmente atuante na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, é um dos pioneiros nos estudos da interação entre sistemas eletrônicos e o sistema nervoso de seres vivos.


Macacos cibernéticosNo experimento mais significativo coordenado por Nicolelis, macacos foram conectados a um sistema cibernético e conseguiram controlar cursores na tela de um PC por meio apenas do pensamento.
                        
Cérebro mecânico
No experimento realizado em Duke, sagüis tiveram seus cérebros conectados a sensores que interpretavam alterações em suas voltagens cerebrais e passavam os dados para um computador, que também controlava um braço robótico.